sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Cistite – Infecção Urinária – Infecção de bexiga

Cistite – Infecção Urinária – Infecção de bexiga

Introdução
Quadro Clínico
Diagnóstico.
Prevenção.
Tratamento.
Qual médico procurar?
Prognóstico

Introdução

Uma infecção de bexiga, também chamada cistite, é causada por um crescimento anormal de bactérias dentro da bexiga. A cistite é a infecção bacteriana mais comum que afeta os humanos. Até um terço de todas as mulheres têm uma infecção urinária pelo menos em algum ponto de suas vidas. Cerca de 85% das infecções urinárias são causadas pela bactéria Escherichia coli (comum nas fezes).

As infecções urinárias são classificadas como simples ou complicadas. Infecções urinárias simples afetam mulheres saudáveis com sistemas urinários normais.
As infecções urinárias são raras em homens saudáveis, dessa forma, eles são incluídos na categoria complicada, tendo como representantes pessoas de ambos os sexos que têm sistemas urinários com problemas.

Infecção urinária simples — As infecções urinárias simples se desenvolvem quando bactérias migram para a bexiga. Por causa da anatomia (estrutura) do sistema urinário feminino, as mulheres têm mais probabilidade que os homens de adquirirem estas infecções. Nas mulheres, a abertura para a uretra (onde a urina sai) está muito perto do ânus. Dessa forma, as bactérias podem migrar do ânus, onde a quantidade de bactérias é alta, para a área ao redor da vagina e da uretra. De lá, é uma viagem curta (4 centímetros), da uretra para a bexiga. As relações sexuais podem impelir estas bactérias para a bexiga, aumentado assim o risco de infecções urinárias em mulheres sexualmente ativas. O uso do papel higiênico esfregado de trás para frente após uma evacuação pode transferir bactérias da região anal para a uretra. Por isto, as mulheres sempre devem tentar esfregar o papel higiênico de frente para trás.
Infecção urinária complicada — As infecções urinárias são classificadas como complicadas quando elas afetam pacientes com um sistema urinário anormal, tornando estas infecções mais difíceis de tratar. Todas as infecções urinárias são consideradas complicadas quando elas afetam os homens, como a uretra (canal da urina) masculina é longa (pela presença do pênis), ela deveria impedir as bactérias de entrarem na bexiga. Porém, se o fluxo normal de urina está entupido ou a urina é retida na bexiga, as bactérias se multiplicarão lá, aumentando o risco de infecção. Uma lesão nervosa pode ser uma razão para a urina ficar retida na bexiga – como após um trauma de coluna, por exemplo, ou por causa de uma doença, como o diabetes. A razão mais comum para a obstrução do fluxo de urina em homens é uma próstata aumentada (hiperplasia prostática benigna), comum em homens acima dos 50 anos de idade. Pacientes portadores de sondas urinárias (tubo inserido na uretra para escoar urina) também tem altas taxas de infecções urinárias porque as bactérias migram ao longo da parede do cateter até a bexiga.

Quadro Clínico

Infecção Urinária Simples

Uma infecção urinária causa inflamação (irritação e inchaço) da bexiga e da uretra. Isto causa o desenvolvimento súbito de um conjunto previsível de sintomas. Muitas mulheres que tiveram infecção urinária no passado podem identificar os sintomas facilmente quando elas desenvolvem outra infecção.

Estes sintomas normalmente incluem um ou mais do seguinte:

o Polaciúria: Necessidade de urinar mais freqüentemente que o normal, embora a quantidade de urina seja pequena (urinar pouco, mas várias vezes), com a sensação constante de estar com vontade de urinar,
o Urgência urinária: Uma necessidade súbita de urinar,
o Algúria (dor em queimação ao urinar),
o Disúria (desconforto ao urinar),
o Noctúria: Necessidade de urinar à noite,
o Dor no abdome inferior (baixo ventre),
o Hematúria: Sangue na urina,
o Urina turva,
o Urina com odor desagradável ou extraordinariamente forte.

Uma infecção de bexiga em uma criança pequena pode causar novos episódios de incontinência urinária (dificuldade para segurar a urina) como único sintoma.

Infecção Urinária Complicada

Pessoas com infecção urinária complicada normalmente têm sintomas semelhantes àquelas com infecções simples. Porém, os pacientes também podem desenvolver sintomas adicionais como:

o Febre,
o Calafrios,
o Náuseas,
o Vômitos,
o Dor de lado (flanco),
o Dor nas costas (lombalgia), ou
o Confusão (se as bactérias esparramarem do sistema urinário para a corrente sangüínea ou para o rim).

As infecções urinárias complicadas requerem tratamento mais prolongado que as infecções simples. Exames adicionais podem ser necessários para estudar a anatomia (estrutura) ou o funcionamento do sistema urinário.

Diagnóstico

O médico irá colher a história clinica observando os sintomas típicos de infecção urinária, além de perguntar se houve febre, calafrios, náuseas, vômitos, dor nas costas ou de lado, ou outros sintomas que possam sugerir uma infecção mais grave. Se os sintomas não indicarem uma infecção rotineira, você provavelmente precisará de uma visita ao consultório e possivelmente de um exame de urina.

Mulheres com infecções urinárias pela primeira vez, todos os homens, crianças e as pessoas com qualquer possibilidade de infecção urinária complicada, precisarão consultar seu médico.

O médico fará o exame físico e pedirá uma amostra de urina para análise (urina I) e procurar sinais de infecção ativa. Com a amostra de urina também pode ser feita uma urocultura para identificar o tipo exato de bactéria e o antibiótico a ser usado (antibiograma). Antes do paciente colher uma amostra de urina, ele deve lavar a abertura da uretra. Esta amostra deve ser colhida no meio do jato urinário, desprezando-se o início da urina para evitar a contaminação do material com bactérias que vivem ao redor da uretra.

Prevenção

As mulheres podem ajudar a prevenir infecções urinárias esfregando de trás para frente o papel higiênico depois de uma evacuação e urinando depois de ter relações sexuais. Algumas mulheres que têm duas ou mais infecções urinárias por ano podem prevenir-se tomando um antibiótico depois do contato sexual, três vezes por semana, ou diariamente. Outras medidas que podem ajudar a prevenir as infecções urinárias incluem a ida ao banheiro assim que sentir vontade de urinar, beber bastante líquido diariamente, e evitar o uso de diafragma (para contracepção) porque ele pode aumentar o risco de cistites.

Tratamento

O tratamento varia, dependendo do tipo de problema:

Infecção urinária simples: As infecções urinárias simples em mulheres normalmente são tratadas com três dias de um antibiótico como o Sulfametoxazol trimetoprim (Bactrim®), o Norfloxacino (Floxacin®) ou Ciprofloxacino (Cipro®). Mulheres com infecções urinárias ocorrendo repetidamente (mais que duas vezes ao ano) podem se beneficiar de antibióticos preventivos, tanto como dose regular como depois de relações sexuais.
Infecção urinária complicada: Infecções urinárias complicadas são mais difíceis de tratar. A escolha do antibiótico, a força do medicamento e a duração do tratamento variam, dependendo das circunstâncias. Freqüentemente, os antibióticos precisam ser tomados durante 10 dias ou mais. A presença de sintomas mais sérios (febre, confusão, náuseas, vômitos, etc.) normalmente sugere que as bactérias se espalharam para a corrente sangüínea e será necessário internar e tratar no hospital. Às vezes, as infecções urinárias podem ser tratadas sem hospitalização. Porém, se o paciente é idoso ou tem um sistema imune debilitado, têm uma doença incapacitante, ou um sistema urinário anormal, ele precisará ser admitido ao hospital para tratamento adequado.

Qual médico procurar?

Procure um clínico geral ou um nefrologista se você sentir dor ou desconforto quando urina, se você precisar urinar mais freqüentemente que o habitual, ou se você nota que sua urina cheira mal ou contém sangue. Mulheres no primeiro trimestre de gravidez farão um exame de urina e urocultura como parte do acompanhamento pré-natal, até mesmo se ela não tiver nenhum sintoma de infecção de bexiga.

Se o paciente tem fatores de risco para desenvolver infecções urinárias complicadas (como o uso de sondas urinárias ou anormalidades do sistema urinário), ele deve particularmente tomar cuidado e estar atento para os sinais de infecção. Também deve-se procurar o médico imediatamente se ocorrer febre, calafrios, confusão mental, náuseas, vômitos ou dor lombar que possam sugerir uma infecção urinária complicada que envolveu os rins (pielonefrite) ou que se difundiu para o sangue, uma condição chamada urosepses.

Prognóstico

As mulheres com infecções urinárias simples freqüentemente melhoram dentro de horas após a primeira dose do antibiótico, e todos os sintomas devem melhorar dentro de três dias. Porém, pessoas com infecções complicadas, como homens com próstatas aumentadas, podem ter sintomas prolongados. Se o paciente é portador de uma sonda urinária, é difícil livrar o sistema urinário de bactérias a menos que a sonda seja retirada.

Em casos raros, uma infecção urinária sem tratamento pode esparramar para os rins, causando pielonefrite (doutor policlin n° 110), que é a inflamação e infecção do rim. Para infecções urinárias complicadas, a perspectiva depende da situação clínica. Os pacientes podem ficar severamente doentes se a infecção esparrama do sistema urinário para o sangue (urosepses). Os antibióticos são normalmente efetivos, mas eles podem precisar ser tomados durante períodos prolongados, e o risco de outra infecção pode ser alto.
__________________________________
fonte...Publicado por
Informedicals Policlin

DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA MÉDICA – HOSPITAL POLICLIN

Contatos


Editor: Dr. Mario César Prudente Leite

Nenhum comentário: