sexta-feira, 21 de março de 2008

Doença Periodontal

A doença periodontal tem o seu início com a própria história da humanidade. É identificada em todas as civilizações do mundo e considerada o segundo problema da odontologia em saúde pública, onde se prevê que 80% da população já tem a gengivite podendo chegar à doença periodontal.
Para se entender o que é a doença periodontal, é preciso saber o que é o periodonto. O periodonto é o conjunto de tecidos que está ao redor do dente e é responsável pela sua fixação: gengiva, osso alveolar e fibras que ligam a raíz do dente ao osso, seria a sustentação do dente.
A doença periodontal é o comprometimento dos tecidos periodontais pelo processo inflamatório, que leva à reabsorção do osso, ou seja, a destruição do mesmo que está ao redor das raízes dos dentes, diferente da gengivite em que não há alteração óssea, pois a inflamação só atinge a gengiva.
A taxa de destruição do osso, varia consideravelmente de uma pessoa para outra e até mesmo de uma área para outra na mesma boca, devido as diferenças individuais na resposta tecidual à irritação bacteriana.
O sinal mais característico da doença periodontal é o sangramento, mas devemos estar atentos também para: alterações na posição dos dentes, mobilidade dental, retrações gengivais(expondo parte das raízes), retenções de alimentos, inchaço, etc.
A causa da doença periodontal é a placa bacteriana aderida ao dente, porém algumas alterações na gengiva podem estar associadas à causas hormonais, usos de medicamentos, queda de resistência, stress etc.
O tratamento realizado pelo Dentista é feito com a remoção da placa bacteriana aderida, através de raspagem e alisamento das raízes dos dentes. Quando os instrumentos de raspagem não atingem toda área da raíz comprometida, as cirurgias são indicadas para facilitar o acesso. Seria uma limpeza que só o Dentista pode fazer.
Uma vez tratada a doença periodontal, os tecidos não recuperam-se integralmente, sempre ficam sequelas, com excessão das gengivites. A doença periodontal deixa como sequelas, alterações estéticas como: deslocamento na posição do dente, retração gengival com consequente aumento no comprimento do dente, etc. Existem procedimentos cirúrgicos e protéticos que podem minimizar esses defeitos.
As visitas para manutenção devem assegurar a estabilidade da condição de saúde alcançada com o tratamento e assim evitar tanto a progressão da doença como a sua recidiva. Recomenda-se estas visitas a cada 3-4 meses, dependendo do caso.
Para previnir a doença periodontal, deve-se remover os alimentos ainda mole (placa bacteriana), pois após este alimento endurecer(tártaro), somente o Dentista poderá removê-lo. Esta remoção, ou seja, limpeza, você obtém através do uso do fio dental e da escova de forma correta e habitual.
Quando houver sangramento na gengiva, não pode parar de usar o fio dental e nem a escovação, deve-se fazê-los da forma correta sem machucar a gengiva que já está inflamada, desta forma melhorando o quadro de inflamação só com a higiene.
A dieta é um fator muito importante na formação da placa bacteriana, a qual pode estar supragengival(visível-para fora da gengiva) e subgengival(não visível-para dentro da gengiva), ambos removidos pelo dentista com a técnica adequada.
Na dieta deve-se evitar guloseimas tipo: doces, balas, chicletes, gomas e bolachas.
Atualmente, sabe-se que, somente através de métodos preventivos, podemos manter um estado de ausência ou de controle da doença periodontal. Sabemos também, que a mesma pode ter seu início na infância e, devido ao seu caráter indolor e de evolução lenta, muitas vezes não é feito um diagnóstico precoce, inclusive podendo passar despercebida pelo paciente. Porisso o ideal é consultar um Dentista a cada 6 meses como método de prevenção.

Dra. Aline Nahás Matiello - Cirurgiã Dentista

Nenhum comentário: