sexta-feira, 21 de março de 2008

Dance para ter músculos fortes

Quem dança é mais feliz!

A dança é uma das três principais artes cênicas da Antigüidade, ao lado do teatro e da música. O uso do corpo em movimentos coreografados ou improvisados é o que a compõe. Na maior parte dos casos, a dança, com passos cadenciados é acompanhada ao som e compasso de música e envolve a expressão de sentimentos potenciados por ela.
Dançar é uma ótima maneira de manter-se saudável. O coreógrafo e professor de dança Ranoely Barreto explica que além de benefícios físicos, também é ótima para manter a saúde psicológica, pois incentiva os relacionamentos sociais. Segundo Ranoely, os benefícios físicos são inúmeros, como uma postura melhor, melhor condicionamento físico e cardiorrespiratório, alívio do stress, flexibilidade, fortalecimento muscular. A dança também proporciona maior equilíbrio, coordenação motora e relaxamento.
Esse tipo de exercício trabalha a contração e o relaxamento muscular, o que contribui para fortalecer os músculos. Ela também proporciona a queima de calorias e perda de gordura. O professor de dança e coreógrafo Marco Antônio Paredes explica que a queima de caloria em uma aula de dança varia de 230 a 400 calorias por hora. Além disso, a dança de trabalha vários músculos do corpo: músculos do pescoço, da cabeça, do braço, da perna, do abdômen e ainda outros. Marco Antônio ressalta que principalmente os músculos da perna são os mais beneficiados para quem dança.
A dança é um exercício completo, pois, de acordo com Ranoely, além de proporcionar benefícios físicos, ela também trabalha o bom humor, a energia, a alegria e a harmonia entre as pessoas. “A dança diverte muito as pessoas, o que proporciona maior harmonia entre as pessoas. Elas saem da aula menos estressadas e mais alegres”, diz Ranoely. A dança também melhora a qualidade do sono, devido ao relaxamento que proporciona. Marco Antônio completa: “a dança é ótima para aumentar a auto estima das pessoas e diminuir a timidez”.
Ranoely explica que a única contra-indicação da dança é para pessoas que têm arritmia e problemas graves de joelho e coluna. “Mas essas pessoas não podem fazer nenhum tipo de exercício aeróbico”, diz ele.
Para quem quer fortalecer os músculos, os dois professores indicam as danças mais agitadas. Samba, samba de gafieira, salsa, zouk, forró, soltinho (que é dançar rock com um par), jazz, dança de rua e balé são os mais indicados para quem quer emagrecer e fortalecer os músculos.

Nenhum comentário: