quarta-feira, 4 de junho de 2008

Ovários Policísticos: saiba o que é e como tratar

É muito comum casos de mulheres que desenvolvem a Síndrome dos ovários policísticos. O ginecologista Aloysio Abdo Campos, esclarece ao canal Tommasi Saúde o que é essa síndrome; como se faz o diagnóstico dela e em que consiste o tratamento. Ouça o nosso podcasting.
Entrevista com o ginecologista Aloysio Abdo Campos.

Canal Tommasi Saúde: O que de fato é a Síndrome dos Ovários Policísticos?Dr. Aloysio Abdo Campos: A Síndrome dos Ovários Policísticos é uma patologia complexa, que se caracteriza, não só, pela presença de múltiplos folículos ovarianos, mas também pela presença de alterações hormonais no organismo feminino, que levam a determinadas conseqüências, como principalmente, obesidade e hisutismo, que é o aumento de pêlos.Normalmente, a paciente nos procura por causa de irregularidade menstrual.

Essas irregularidades menstruais, todo mês a mulher que não usa anticoncepcional forma, uma espécie de bolha, que é o folículo ovariano, que vai estourar e liberar um óvulo: esse é o processo de ovulação, que teoricamente toda mulher teria mensalmente. Quando essa cápsula, essa bolhazinha, é muito espessa, às vezes ela não arrebenta e acontece dela todo mês formar um “cistozinho”, no mês seguinte forma outro “cistozinho”, no outro mês, outro. Daí o nome ovário policístico, poli micro-cístico, são pequenos cistos que acometem toda a estrutura ovariana, normalmente bilateral, nos dois ovários.

Fonte:
http://www.tommasisaude.com.br/noticia_conteudo.php?titulo=Ovários_Policísticos:_saiba_o_que_é_e_como_tratar&Cod_Noticia=203

Nenhum comentário: